Resenha do Mais Esperto que o Diabo

0 views

O livro “Mais Esperto que o Diabo” foi escrito no ano de 1938, período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial e representa um momento de grandes crises na economia. A obra pode ser considerada uma forte inspiração para quem deseja coragem e determinação. A leitura pode ser um excelente incentivo para aquelas pessoas que precisam superar problemas, limitações e medos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa obra?

Resenha do Mais Esperto que o Diabo

Escrito por Napoleon Hill, o livro “Mais Esperto que o Diabo” traz uma história que tem como reflexão principal a necessidade de amor próprio. Dessa forma, se você procura um livro que pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal incentivando mais coragem, força e fé em si mesmo, essa pode ser a escolha perfeita. Afinal, quando estamos em paz com nosso interior, podemos viver os dias com mais harmonia e serenidade.

A história traz uma entrevista entre o autor do livro, Napoleon Hill, e o Diabo. Em uma narrativa imaginária e envolvente, “Mais Esperto que o Diabo” explica como o medo se forma e as maneiras de superá-lo. O mote principal é o fato das pessoas perderem tempo se importando demais com os medos e deixando de lado o que realmente importa. O autor destaca que as limitações que vivenciamos são criadas pelo nosso subconsciente.

livro mais esperto que o diabo

Mas foi ainda no ano de 1908 que Napoleon Hill fez uma entrevista com Andrew Carnegie, um dos americanos mais ricos da época. Na oportunidade, ele tinha acabado de fazer um negócio milionário em uma das suas companhias.

Durante a entrevista, o autor revelou que tinha a intenção de se profissionalizar no ofício e continuar realizando entrevistas com pessoas de sucesso.

Durante a conversa, o bilionário sugeriu a Hill que ele permanecesse fazendo entrevistas de forma integral. Por meio da coleta de dados realizada em mais de quinhentas entrevistas com pessoas consideradas bem sucedidas, ele escreveu o best seller “Pense e Enriqueça”, um dos maiores sucessos no mundo dos negócios.

O Livro

Anos depois, o autor lança uma nova obra. Embora possua esse título, o livro “Mais esperto que o Diabo” não tem nenhuma conotação religiosa. De forma descontraída, o autor mostra uma entrevista com o diabo e enfatiza temas como: a dificuldade que ele teve em algumas situações da sua vida. Hill exemplifica contando a história da publicação dos seus primeiros livros. A obra é uma espécie de autoajuda muito bem humorada, em que o autor destaca que algumas coisas podem ser reais, enquanto outras apenas ficção.

mais esperto que o diabo resenha

O diabo, no entanto, ressalta que todos nós temos a tendência de atrair aquilo que nós pensamos. Dessa forma, se você tem pensamentos negativos, certamente vai atrair muita negatividade para os seus dias. Outro ponto abordado na entrevista é a alienação e a sua forma de comandar as pessoas para o “lado do diabo”, afinal, ele vive das energias negativas que suga dos mortais.

Em algumas situações, o livro parece um pouco enfadonho e cansativo. Em alguns trechos é comum achá-lo bem repetitivo. Mas não podemos deixar de acrescentar que Napoleon Hill é um mestre ao passar sua mensagem e ao deixar claro que nem sempre o diabo tem a aparência que imaginamos.

Livro Mais Esperto que o Diabo

O livro “Mais Esperto que o diabo” pode ser uma leitura bastante proveitosa para ajudar na reflexão sobre como devemos conduzir a nossa vida. Outro ponto bastante explorado pelo autor é a diferença entre viver momentos de derrota e o fracasso. A verdade é que nem sempre conseguimos tudo na primeira tentativa e isso não significa, necessariamente, que somos pessoas fracassadas. O grande lance é continuar tentando e tentando.

O livro pode ser lido de forma rápida e dinâmica. As dicas de como sair das artimanhas do “ diabo” e ser feliz é ,sem dúvidas, o grande trunfo da obra.

mais esperto que o diabo é sobre o que

Napoleon Hill Mais Esperto que o Diabo

O livro de Napoleon Hill é um das primeiras obras que falam de forma clara sobre negócios e riqueza. Veja algumas das lições que podemos aprender com a leitura de Mais Esperto que o Diabo:

  • Dois sentimentos comandam a nossa vida: medo e fé. São eles que norteiam nossas ações todos os dias da nossa existência.
  • O “diabo” tenta fazer com que nós deixemos de ter
    propósitos. Dessa forma, estaremos fadados à falta de sucesso.
  • Para ter clareza mental e física devemos fugir do diabo. O autor deixa bem claro que o diabo não é um ser literal, mas sim, o conjunto de todos os pensamentos negativos que cultivamos. A receita é tentar escapar ao máximo dessas armadilhas.

O autor deixa bem claro que uma das formas mais fortes de se aproximar do mau é por meio do medo. Assim, ele define que o “outro eu”, presente em cada um de nós, é o que motiva nossas ações e nossos desejos. Nosso “outro eu” nada mais é do que a fé em acreditar nas nossas ações.

livro mais esperto que o diabo napoleao

Resumo Mais Esperto que o Diabo

Dessa forma, a moral da história contada no livro “Mais Esperto que o Diabo” é de que o diabo tentar sempre descobrir as melhores formas de arruinar a vida dos homens. Em outras palavras, podemos definir que a falta de iniciativa em tomar as rédeas da própria vida pode ser fatal para que acabemos realizando nossas atividades no automático. Esse pode ser um perigo para que o “diabo” possa atacar e tomar de conta das nossas forças.

Viver uma vida sem propósitos é viver de forma “morna” e sem pensar naquilo que nos motiva e nos faz felizes. Hill conta em sua obra que isso pode fazer com que os homens passem a apresentar um comportamento semelhante à hipnose.

Finalmente, para vencer o “diabo” é necessário atingir um nível de liberdade física, mental e espiritual. Procure definir bem um propósito e direcione seus esforços para segui-lo. Para ajudar na organização desse propósito, você pode utilizar um papel e uma caneta para anotar seus pensamentos e planos.

Disciplina

Outra dica importante para fugir do seu próprio “diabo” é ter disciplina. Priorize sua própria vida e tente evitar agir por impulso. Falhas e erros são coisas que acontecem com todas as pessoas, não é mesmo? Eles podem nos motivar e fazer com que nós possamos aprender. Além disso, sempre temos uma nova chance de mudar!

superação mais esperto que o diabo

Hil mostra com a sua obra que nosso maior presente pode ser o tempo e a forma como utilizamos ele. Aprenda que tudo são ciclos e que esse sofrimento que você vive logo vai passar. Claro que não podemos controlar muitas coisas, mas podem agir da melhor forma para tomar decisões conscientes.

Napoleon Hill foi de fato uma figura bastante controversa. Mas não podemos deixar de reconhecer que os seus pensamentos eram progressistas e bem a frente das pessoas da sua época. O livro “Mais Esperto que o Diabo” é uma leitura interessante e pode ser recomendado para aquelas pessoas que estão entediadas com alguns aspectos da sua vida.

Sejam esses desconfortos relacionados à vida pessoal ou profissional. Os famosos procrastinadores também poderão tirar diversos ensinamentos com a obra. Por fim, ele pode ser lido por todas as pessoas que estão em busca de um objetivo para as suas vidas.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *